Plantas

Cultivo do Amendoim

Por Ijaneide Araújo Medeiros

Peanut (Arachis hypogaea)

Peanut (Arachis hypogaea) (Photo credit: Wikipedia)

O amendoim, conhecido cientificamente como Arachis hypogaea L. é uma planta originária da América do Sul e sua propagação se deu pelos indígenas ao migrarem para outras regiões. Sua importância econômica tem como foco principal a indústria alimentícia devido à semente apresentar rica concentração em proteínas (22 a 30%) e lipídios (aproximadamente 50%), além de possuir pequenas quantidades de carboidratos, sais minerais e vitaminas, constituindo-se num alimento altamente energético (585 calorias/100 g/sementes).

Para realizar o semeio do amendoim com êxito é necessário que a semente esteja em bom estado, pois esta representa o elemento básico para a obtenção de uma boa cultura. Devem-se observar os seguintes requisitos: ser de boa procedência e qualidade comprovada, possuir casca, e apresentar três qualidades essenciais: pureza, sanidade e poder germinativo. Além desses requisitos é importante que o solo seja adequado, uso cauteloso de fertilizantes, exposição à luz e a atenção adequada ao plantio, devido a espécie fazer uso dos fatores intrínsecos e extrínsecos os quais influenciam diretamente no desenvolvimento da planta, o que passa muitas vezes despercebido por iniciantes na agricultura.

Semeando o amendoim nestas condições ideais de temperatura, umidade e aeração do solo, a emergência do amendoim ocorrerá entre 5 e 8 dias após a semeadura e, em 3 dias será possível observar a emergência do amendoim e consequentemente o crescimento e desenvolvimento rápido da plântula, chegando até o processo de floração.

Experimento realizado em equipe na UNAVIDA/UVA – João Pessoa, em 12/01/2011 na disciplina de Fisiologia Vegetal.

.

Um pensamento sobre “Cultivo do Amendoim

  1. O amendoim é recomendado para pessoas que praticam atividades fisicas pois seu alto valor teorico energético ajuda na atividade desenvolvida pelos atletas profissionais ou não.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s