Segurança do Trabalho

Biossegurança

 

BIOSSEGURANÇA – Por: IJANEIDE ARAÚJO

PROFISSIONAL x PACIENTE

O profissional de saúde se expõe na sua atividade diária a riscos que prejudicam a vida, determinados por:

  • Riscos Físicos;
  • Riscos Químicos;
  • Riscos Biológicos.

Atualmente esses riscos são monitorados através do Ministério da Saúde em conjunto com o Ministério do Trabalho, com a finalidade de:

  • Abordar medidas de controle de infecção para proteção da equipe de profissionais e usuários da saúde;
  • Promover a consciência sanitária do ambiente de trabalho e posteriormente, na comunidade;
  • Preservar o meio ambiente por selecionar o descarte de resíduos hospitalares e similares;
  • Reduzir os riscos à saúde, bem como os acidentes de trabalho.

MEDIDAS PRÁTICAS PARA OBTER SEGURANÇA LABORATORIAL

  1. Vestes adequadas para o ambiente de trabalho;
  2. Cabelos permanentemente presos;
  3. Não fazer uso de jóias e bijuterias;
  4. Unhas sempre curta;
  5. Lavagem correta das mãos;
  6. EPI’s
  7. EPC’s
  8. Limpeza do ambiente de trabalho (Sala de coleta e setores internos);
  9. Descarte correto dos resíduos (sacos verde, branco e preto, bem como caixa de papelão rígido);
  10. Sinalização (Importante tanto para os profissionais como para os usuários).

13 pensamentos sobre “Biossegurança

  1. O profissional de saúde esta sempre exposto a riscos, mais a biossegurança nos previne desses riscos que são,Riscos Fisícos,Quimicos,e Biológicos.Mais para nossa proteção devemos seguir ou obedecer algumas normas, onde é alertado o profissional a tomar alguns cuidados como:Evitar levar crianças ao local de trabalho,conversas paralela e manter sempre cabelos presos,unhas cortadas,uso de sapatos fechados ,fazendo uso do Epi,s que são nossa ferramenta de trabalho.Assim desenvolveremos um bom trabalho evitando acidentes.

  2. Cara professora!
    Realmente a biosegurança é muito importante, no ambiente de trabalho, onde essas normas na maioria das vezes não são respeitadas, ocorrem muitos acidentes, as estatisticas mostram que 90% dos acidentes são causados por negligência e o uso inadequado ou o não uso dos EPIs, nos como profissionais da area de segurança do trabalho devemos sempre salientar o uso dos EPIs, EPCs e conscientizar os trabalhadores sobre os riscos no ambiente de trabalho. Muitos empregadores não fornecem um treinamento adequado aos funcionarios para utilização de produtos quimicos, como tambem não investem em pesquisas sobre os agentes biologicos causadores de doenças ocupacionais, não dão adevida atenção a postura dos trabalhadores que na maioria das vezes acarreta em doenças ocupacionais mas classicas como: LER,DORT e TINDINITE. Essas são algumas das principais causas “dá dor de cabeça dos empregadores”.

  3. Professora,o profissinal de saúde estar sempre esposto a risco de acidentes,contaminaçaõ pricipalmente se o tecnico,naõ usa seu equipamento de proteçaõ individual,colocando em risco sua própria vida,sempre temos o pensamento que só acontece com os outros, mas nós estudantes temos que aprender e colocar em pratica Biossegurança; e assim se previnir de inumeros acidentes,quando estivermos no ambiente de trabalho.

  4. Em todo ambiente de trabalho existe a biosegurança por que em todo local de trabalho existe riscos fisicos,quimicos e biologicos,mais apesar de serem monitoradas pelo ministerio da saúde e o ministerio do trabalho muitas vezes não são respeitadas ,por isso que acontecem os muitos acidentes nas empresas ,é ai q entra nos profissionais em segurança do trabalho devemos sempre alertar ao uso dos equipamentos de segurança que são os EPIs e EPCs mostrando aos trabalhadores os riscos que eles corem se não usarem e sempre alertando aos TRABALHADORES E EMPREGADORES os prejuizos que eles podem ter futuramente se não seguirem as normas se segurança.

  5. O profissional da saúde trabalha em um local insalubre, então a biossegurança nósajuda a prevenir os acidentes e as doenças de trabalhado, ajudando assim tanto ao trabalhado como a população em geral.

  6. A Biossegurança é o conjunto de ações voltadas para prevenir e proteger o trabalhador dos riscos que estão favoráveis, portanto, deveria ser de total interesse do mesmo, valorizá-la e incentivá-la, afim de melhorar suas condições de trabalho.

  7. A biossegurança, tem como principal interesse reduzir os riscos à saúde, bem como os acidentes de trabalho. Afim de assegurar a vida dos trabalhadores, é difícil as normas serem respeitadas, mas cabe ao profissional de segurança do trabalho, alertar e orientar seus funcionários a seguir as regras.

  8. boa noite
    é realmente é muito interessante a Biossegurança,na area de trabalho,principalmente na area de saúde. Aprendemos como lidar com os riscos,e as normas de segurança.

  9. Biossegurança é um conjunto de medidas preventivas destinadas a reduzir o risco de transmissão de doenças infecciosas e permiti melhor condição da segurança no trabalhador.

  10. O mal do ser humano é achar que acidentes nunca acontece com ele e é assim que muitas coisas erradas acontecem dentro do seu local de trabalho;na maioria das vezes por falta de biossegurança,é porquê não aprendeu ou nunca ouviu falar?é por falta de cuidado mesmo,atenção e falta de consideração com sua própria vida.É como um velho ditado diz é melhor prevenir do que remediar,porquê não usar os EPI`S e EPC`S?

  11. a biossegurança é Muito Importante , Principalmente Pra nos que iremos trabalhar em Laboratórios , ela é um conjunto de ações voltadas para a prevenção, minimização ou eliminação de riscos de acidentes ,Portanto Levando pra Nossa Segurança no ambiente de Trabalho e as Boas Praticas Laboratoriais.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s