Laboratório

Técnico em Laboratório de Análises Clínicas

Texto: Ijaneide Araújo Medeiros

O Técnico em Laboratório de Análises Clínicas é um profissional de ensino médio que estuda cerca de 2 anos e obtem todas as noções básicas para auxiliar e/ou realizar análises das amostras biológicas, não podendo apenas assinar o parecer de finalização dos laudos, sendo está tarefa exclusiva do profissional de nível superior.

Ao término do curso é obrigatório para fins legais, o profissional ser registrado em um conselho de classe, sendo este o Conselho Regional de Farmácia – CRF que lhe dará garantia do exercício profissional através da lei de nº 311 estabelecida pelo Código de Ética do profissional. Nesta lei é possível observar as atividades legais que o auxiliar técnico em laboratório de análises clínicas pode realizar. Segue dois artigos de suma importância para o estudante presentes na Resolução nº 311 do Conselho Federal de Farmácia – CFF:

“Art. 24 – Os Auxiliares Técnicos de Laboratórios de Análises Clínicas sob a direção técnica e a supervisão do Farmacêutico Bioquímico deverá realizar as atividades de caráter técnico, tais como:
a) coleta de material empregando técnicas e instrumentação adequadas para testes e exames de laboratório;
b) manipular substâncias químicas para preparo de soluções e reagentes;
c) preparar as amostras, para realização de exames;
d) orientar as atividades da equipe auxiliar, executando as técnicas e acompanhando o desenvolvimento dos trabalhos para garantir a integridade física e fisiológica do material coletado e exatidão dos exames e testes laboratoriais;
e) proceder a utilização de técnicas para limpeza, secagem e esterilização de material;
f) documentar as análises realizadas, registrar as cópias dos resultados, preparando os dados para fins estatísticos;
g) conhecer, montar, manejar, calibrar e conservar aparelhos simples, verificar seu funcionamento, solicitar instruções sob os mais complexos ao seu supervisor;

h) proceder o levantamento de material revisando a provisão bem como requisição dos mesmos;

i) obedecer as normas estabelecidas para controle de qualidade e biosegurança.
Art. 25 – É vedado ao Técnico de Laboratório de Análises Clínicas a assinatura de laudos bem como a assunção da responsabilidade técnica por Laboratórios de Análises Clínicas, bem como os seus departamentos especializados inclusive nas unidades que integram o serviço público civil e militar da administração direta e indireta da união, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios e demais entidades paraestatais”.

Para mais informações visite o site:

http://www.cff.org.br/userfiles/file/resolucoes/311.pdf

2 pensamentos sobre “Técnico em Laboratório de Análises Clínicas

  1. a análises clínicas analisa o ser vivo através de suas amostras biológicas,e a biossegurança é extremamente necessária para evitar riscos dentro do laboratórios agindo sempre com ética.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s