Plantas

BENEFÍCIOS DA SEMENTE DE GERGELIM

Por Ijaneide Araújo

gergelim2-650x350

Cientificamente conhecido pelo nome Sesamum indicum L., é encontrado na forma de grãos com coloração variável, desde esbranquiçada a preta, podendo também ser denominado de sésamo.

Utilizado para embelezar pães, é um grande auxiliador no metabolismo, favorecendo diversas funções orgânicas, como auxiliar na perda de peso, na diminuição das gorduras (colesterol e triglicerídeos) e regular os níveis de glicose no sangue. Por possuir poder laxante, combate a prisão de ventre evitando o surgimento de hemorroidas e câncer de cólon. Entre todos os benefícios é importante destacar sua ação antioxidante e anticancerígena.

Segundo o jornal Vida Integral, a semente de gergelim tem poder de combater doenças como artrite e reumatismo, além de proteger e aumentar a atividade cerebral, e fortalecer a pele retardando o envelhecimento.

A semente contém grandes quantidades de fibras, de cálcio e 52 % de gorduras insaturadas representadas pela lecitina, chegando a ser maior que os níveis encontrados na soja. Ainda traz em sua composição cobre, cromo, magnésio, ferro, fósforo, zinco, vitaminas do complexo B e vitamina E. Rico em aminoácido essencial, a metionina, que ajuda o fígado a desintoxicar. Consumida na forma de grão ajuda nos transtornos do sistema nervoso e cardiovascular, servindo também para o distúrbio erétil.

A associação com os alimentos se faz através da farinha de gergelim na quantidade de 2 colheres de sobremesa duas vezes ao dia sobre os alimentos (arroz, saladas, sucos, frutas ou na forma de massas para pães, bolos, biscoitos e tortas).

Outra forma encontrada é o óleo de gergelim, composto por vitaminas A, B e E, além de ácido graxo ômega 3 (protetor do coração). Suas propriedades emolientes garantem a hidratação e proteção da pele contra os raios solares, além de proporcionar tonicidade e firmeza à musculatura, entre outras utilidades já citadas anteriormente. É também indicado para fazer bochechos e gargarejos, com a finalidade de eliminar bactérias e vírus que se alojam na cavidade oral.

Deve-se consumir com moderação por dois motivos: a grande quantidade de fibras insolúveis que podem causar irritação nas paredes intestinais e seu alto teor calórico (100g da semente têm cerca de 570 calorias).

 

Referências disponíveis em:

<http://www.remedio-caseiro.com/gergelim-uma-semente-cheia-de-beneficios-para-saude/> acesso em 06 ago 2014, 00h.

<http://www.falecomanutricionista.com.br/para-que-serve-gergelim/> acesso em 06 ago 2014, 00h 7min.

<http://www.vidaintegral.com.br/noticias.php?noticiaid=939> acesso em 06 ago 2014, 00h 35min.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s